Como Fazer Um Currículo Atrativo

Como Fazer um Currículo Atrativo

A dificuldade de ser contratado no meio da crise brasileira tem um efeito inevitável: além de investir como nunca antes em treinamento, é necessário utilizar-se de recursos cada vez mais criativos e sofisticados para se diferenciar da concorrência.

A batalha por um trabalho já começa na estratégia de desenvolvimento curricular. A forma e o conteúdo do documento constituem o “cartão de visita” de um profissional: dependendo destes fatores, o recrutador pode eliminá-la da face ou resolver as chamadas para uma entrevista.

Como Fazer um Currículo Atrativo

Além de uma estrutura adequada, o CV deve ter certas atrações para chamar a atenção do leitor, estimular uma leitura mais atenta e comunicar rapidamente o potencial do candidato para preencher a vaga.

Veja algumas Dicas de Como Fazer um Currículo Atrativo

  1. Listar todas as formas de contatos

É importante listar todos os canais de contato que você tem: telefone, e-mail, redes sociais, etc., e todos eles devem ser atualizados.

Se trata de e-mail, evitar o uso de apelidos ou expressões muito no curso de que trata – qualquer uso de “[email protected]…”, por exemplo, esta atitude pode mostrar falta de maturidade e seriedade e não passará despercebida.

  1. Apresente sua experiência profissional, de uma maneira sincera

De acordo com uma pesquisa, 58% dos gerentes de contratação disseram que encontraram mentiras em currículos analisados. Em tempos de crise, este percentual aumentou 33%.

Entre as mentiras mais comuns encontram-se as que se referem às habilidades do candidato, responsabilidades em cargos anteriores, o período em que permaneceu no posto de trabalho, um cargo que desempenhou anteriormente, sua formação acadêmica, os nomes das empresas em que trabalhou e os prêmios obtidos.

  1. Discuta os seus objetivos de crescimento, qualidades e habilidades profissionais

Deixe o seu objetivo profissional é suficientemente claro para que o recrutador identifique suas ambições e objetivos profissionais.

  1. Os cursos e eventos em que participou conta muito na entrevista

Para tornar o seu CURRÍCULO mais atraente para o mercado, inclui cursos e eventos relevantes para a sua área de atividade. Se você está se candidatando a uma vaga de analista de TI, por exemplo, deixe esse curso de corte e costura que lhe faz sentir tão orgulhoso de si mesmo fora do documento.

  1. É bom falar sobre os projetos em que participou.

O trabalho voluntário sempre chama a atenção do recrutador e gera um currículo notável, já que é uma atividade não remunerada, que exige tempo, dedicação, autonomia e proatividade do candidato.

  1. O conhecimento do inglês é muito importante

Uma pesquisa do British Council revelou que apenas 5% dos brasileiros falam inglês e menos de 1% têm algum grau de fluidez. E isso é alarmante quando há áreas onde, a cada 10 entrevistas de trabalho, 8 são feitas em inglês.

  1. Não colocar pretensão de salário

Colocar a reclamação sobre os salários pode assustar ou enganar o empregador. Relatar esta informação unicamente em caso de que o anúncio de vaga explique esta solicitação. Além disso, deixe que a empresa solicite essa informação no momento oportuno.

AVISO IMPORTANTE: NUNCA, JAMAIS MINTA NO SEU CURRÍCULO. Informações caluniosas tende a ser “capturada” no momento da entrevista, e a situação pode ser muito ruim para o candidato. A honestidade e a verdade são sempre a melhor forma.

Deixe uma resposta